O que é Outubro Rosa e qual a sua importância?

Tempo de Leitura: 4 minutos

 


Outubro se tornou um mês de referência na mobilização mundial de iniciativas que promovem a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

A campanha conhecida como Outubro Rosa, faz referência à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva a participação de toda a população, empresas e instituições sociais. As primeiras ações de Outubro Rosa aconteceram nos Estados Unidos, no começo dos anos 90, por iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure que distribuiu laços rosas para as participantes da primeira Corrida Pela Cura realizada em Nova York e que acontece todos os anos desde então.

Campanha Outubro Rosa pelo mundo

Inicialmente, as entidades envolvidas com a campanha enfeitavam as cidades com laços rosas para despertar a atenção da população, logo depois surgiram diversas ações em todo o mundo como a iluminação rosa em monumentos públicos, outras corridas e eventos que contribuem para a conscientização e consequentemente redução da mortalidade entre as mulheres com câncer de mama, através da da prevenção pelo diagnóstico precoce e promoção do acesso aos serviços de saúde.

Para entender a importância do Outubro Rosa, vale ressaltar que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ao contrário do que muitos pensam, o câncer de mama também pode acontecer em homens, apesar de ser raro. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, aproximadamente 200 homens morrem de câncer de mama no Brasil a cada ano, enquanto o número de mulheres já passa de 15 mil por ano.

A importância da conscientização

Como a prevenção do câncer de mama tem como base o autoexame mensal e a realização de mamografia a cada 2 anos, é importante aproveitar a oportunidade da campanha Outubro Rosa para também compartilhar informações educativas para que as pessoas estejam mais atentas à saúde e nas alterações no corpo que podem indicar a presença da doença. 

outubro rosa

Baixe este material agora!

Outubro Rosa nas empresas

A cada ano cresce o número de empresas que vêem a importância de falar sobre o câncer de mama, com o objetivo de desconstruir os mitos e o medo da doença.

Uma das ações mais comuns que vemos nas empresas é na comunicação, especialmente a inclusão do lacinho rosa no logo da empresa ou distribuição de materiais internos sobre o tema. Outra ação comum, são empresas que fazem produtos específicos para a campanha de Outubro Rosa e neste caso, o valor é destinado para instituições que atuam diretamente na prevenção, cura e apoio emocional às pacientes em tratamento.

Confira: ideias para Outubro Rosa na empresa.

 

Outubro Rosa no E-commerce

Apesar de Outubro sempre estar relacionado com campanhas de marketing voltadas para o dia das crianças, diversos setores optam por dar destaque ao Outubro Rosa em seu calendário estratégico, especialmente os e-commerces de moda, beleza, saúde e bem-estar. Um ótimo exemplo é o case da Quintess – marca de moda do Grupo Posthaus – que em 2019 além de criar uma camiseta com o tema Outubro Rosa em que parte do valor foi destinado para a ONG Rapunzel Solidária.


outubro rosa e-commerce


A conexão com a ONG e a transparência de toda a ação de doações foi intermediada pelo Polen, que permite que e-commerces adicionem a opção de o cliente selecionar uma causa para apoiar ao final de cada compra, entregando uma experiência de compra surpreendente!

Teste grátis a tecnologia do Polen em seu e-commerce clicando aqui. 

 

A Quintess também convidou suas colaboradoras para uma ação que tem muito valor para todas as mulheres, a doação de seus cabelos! Ainda em parceria com a ONG Rapunzel Solidária que recebe doações de cabelos de todos os lugares do Brasil e do Mundo para transformar em lindas perucas que levam amor, esperança, fé e sorrisos para crianças, jovens e adultos que estão em tratamento do câncer, e outras doenças, como a Alopecia, que causam a perda dos cabelos. Confira o vídeo dessa ação emocionante:

Saiba como sua empresa pode ir além e cria uma campanha que conecta sua marca, seus clientes e a comunidade:

campanha outubro rosa nas empresas

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *