Estratégias de Impacto Social para o Varejo | Blog do Polen

Estratégias de Impacto Social para o Varejo

O Polen foi convidado do Programa Terceira Via, para falar sobre estratégias de impacto social no varejo.

Renata Chemin e Ricardo Cabianca do Polen foram convidados a falar de estratégias de impacto social para o varejo, contar porque esse tipo de estratégia ter conquistado grandes e-commerces e os resultados alcançados.

É visível que o mercado de consumo está vivendo uma grande mudança positiva! Os consumidores olham com grande atenção para as marcas e observam seu impacto social, o que gera engajamento a favor ou contra as marcas. Com essa tendência de consumo crescendo a partir da geração millennial, os e-commerces e empresas de varejo se movimentam para atuar em áreas econômicas, sociais e  ambientais.

Através do seu serviço de estratégia de impacto social para o varejo, O Polen possui grande expertise em levar essa responsabilidade social para dentro dos e-commerces de diversos tamanhos e na mais recente edição do Programa Terceira Via, fomos convidados para falar deste movimento de consumo e dividir um pouco das nossas informações com o público.

Para ficar mais fácil navegar pelo conteúdo, separamos aqui o minuto exato que começamos a falar sobre cada tema, pra que você encontre exatamente o que veio buscar:

  • [00:00:40] Estratégias de impacto social no varejo: o que são
  • [00:02:55] A tendência de consumo a partir dos millennials
  • [00:07:08] Capitalismo e consumo consciente
  • [00:10:21] Impacto social no negócio
  • [00:15:00] Impacto no e-commerce: abandono de carrinho 6% menor e 12% mais conversão de compra
  • [00:20:20] Impacto da estratégia nos e-commerces: 50% de quem escolhe uma ONG finaliza a compra
  • [00:28:22] A visão do varejista sobre o impacto social
  • [00:38:30] Como os e-commerces e os consumidores podem participar

[00:00:40] Estratégias de impacto social no varejo: o que são

Eleita uma das 100 startups do Brasil mais interessantes para se fazer negócio e entre as 10 melhores no ramo de varejo, O Polen entrega uma estratégia de impacto social para lojas online. O impacto social é uma estratégia tão eficaz quanto brindes, cupons de desconto ou frete grátis para trazer novos clientes e fidelizar os atuais.

No processo, plugamos uma ferramenta em que a loja virtual passa a doar um valor fixo ou percentual para cada compra. O e-commerce escolhe 3 instituições que fazem sentido para a marca e na hora do checkout o consumidor escolhe qual dessas instituições receberá a doação. Isso aumenta a conversão de compra e diminui o abandono do carrinho, grandes problemas do varejo online.

[00:02:55] A tendência de consumo a partir dos millennials

89% dos consumidores trocariam uma marca por outra socialmente responsável! Esse número aponta uma demanda crescente, principalmente por parte dos millennials, em buscar e participar de causas sociais. Não é mais só comprar, receber e usar o produto, mas a importância das empresas como parte ativa da melhora social. E isso gera identificação entre pessoas e marcas, gerando favoritismo e engajamento do consumidor.

A troca por produtos que preservam a natureza, já é uma realidade entre os consumidores e isso cabe perfeitamente para as marcas de varejo e se estende para outras causas, principalmente com processos que não dificultam o varejo online ou a rotina do e-commerce, apenas gerando a demanda de doação.

Somente através do Polen, já foram doados quase R$ 200.000,00 por e-commerces e para causas sociais.

Leia também: Millennials e o Impacto Social através do Varejo

[00:07:08] Capitalismo e consumo consciente

Existem correntes de pensando contra o consumo, mas o processo de consumo não vai parar. Por isso, tornar o consumo consciente e fazer dele parte do processo de mudança social é importante para o mundo. Comprar em e-commerces polinizadores que geram impacto social positivo é essencial, porque isso alivia também a “culpa” do consumidor pela compra, já que existe uma consequência positiva e ligada diretamente a causa que ele se importa.

Interessante pensamento, atribuído a Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva: “A empresa depende do ser humano para consumir e se ela não cuidar da sociedade, a humanidade vai acabar e não haverá ninguém para consumir.”

Leia também: Reserva e o Impacto Social

[00:10:21] Impacto social no negócio

O propósito da empresa conta cada vez mais. Os millennials estão mais propensos a bloquear uma empresa ligada a algum tipo de escândalo e analisar a postura e valores da empresa que se compra. Não basta apenas fazer uma doação, deve-se incluir o impacto social como valor da marca.

Dentro da empresa, é essencial que haja um entendimento para incluir o impacto social no DNA da empresa, conscientizando os colaboradores da empresa para que se perceba a importância do impacto social, não só porque é necessário se aliar a causas para atender a demanda dos consumidores, mas a percepção real como parte da sociedade com poder de transformação.

[00:15:00] Impacto no e-commerce: abandono de carrinho 6% menor e 12% mais conversão de compra

O Polen oferece suporte em tecnologia, marketing e curadoria das instituições. Isso para potencializar o lado social da empresa e com o tempo mostrar a importância do impacto social positivo para o negócio da empresa. A transparência é essencial, com todos os envolvidos (consumidores, e-commerces e ONGs) conscientes do processo, de seu papel e visualizando resultados.

Parte importante da estratégia do Polen é democratizar o impacto social para diferentes tamanhos de e-commerce, tornar isso parte da venda e valorização da marca e facilitar um processo que muitos e-commerces não conseguem tirar da gaveta.

[00:20:20] Impacto da estratégia nos e-commerces: 50% de quem escolhe uma ONG finaliza a compra

Além do ganho natural que as marcas obtêm com a responsabilidade social, o impacto social no varejo também é uma estratégia de conversão e isso gera resultados para a loja, com ganhos como aumento da conversão de vendas e diminuição do abandono de carrinho. Em dados concretos, 50% das pessoas que escolhem uma instituição para apoiar, finalizam a compra.

Os consumidores vão até o final do processo e realizam a compra de forma muito mais fácil quando é incluído o impacto social na venda. E claro, o processo de transparência para todos os envolvidos é essencial. Todos os e-commerces parceiros recebem sua própria página de transparência e mesmo o valor da doação só é entregue para as ONGs após prestar contas do uso da doação do mês anterior.

[00:28:22] A visão do varejista sobre o impacto social

Várias empresas no mundo já fazem doações a partir de vendas. No exterior, um grande exemplo é a Amazon, através do AmazonSmile. No Brasil, temos como exemplo a Reserva e a Visa, que recentemente começou a doar a cada compra.

Com o crescimento do poder de compra dos millennials, a exigência por uma boa experiência de consumo é cada vez maior. O varejo deve se reinventar para entregar as pessoas algo além do produto, mas torná-lo resultado final de um processo satisfatório.

[00:38:30] Como os e-commerces e os consumidores podem participar

As empresas podem entrar no site do Polen e se cadastrar facilmente. E os consumidores podem acessar e conhecer os e-commerces polinizadores através deste link.

 

O Programa Terceira Via é transmitido de segunda a sexta, das 07h às 09h, na 95,7FM. Uma iniciativa do Observatório de Justiça e Conservação (OJC) em parceria com Hospital Pequeno Príncipe, Instituto Positivo e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).