Dicas práticas para usar o Marketing de Causas em sua loja online.

Já temos vários indicativos e exemplos de que a adoção de causas por parte das empresas (lógico, se for mesmo legítimo e honesto) tem impacto positivo, não somente na sociedade, mas no ambiente interno da empresa, bem como no relacionamento e engajamento dos seus clientes ou consumidores.

Mas mesmo parecendo meio óbvio, concordo que existe uma série de dúvidas sobre como o varejo, por exemplo, pode adotar a estratégia de Marketing de Causas para potencializar o seu negócio.

Antes de mais nada, é importante reforçar o perigo de sua empresa ganhar o selo “greenwashing” que apesar de originalmente ter sido cunhado para falsas ações ambientais/ecologicamente corretas, passou a ser visto como uma propaganda enganosa em relação a ações e causas de impacto social, em que as empresas só usam como estratégia para ficar “bem na foto”, mas dentro da empresa faz totalmente o contrário.

Mas considerando que a sua empresa tem realmente o propósito de apoiar o desenvolvimento da sociedade, melhorar a vida das pessoas e provocar impactos positivos no mundo ao seu redor, vamos para algumas dicas práticas para aplicar e usar o Marketing de Causas com o foco em resultados….

Taxa de Recompra

A primeira visão que temos é sobre o número de recompras em sua loja online. Ou seja, em tese, se você tem uma comunicação clara sobre as causas que sua empresa apoia, com a operação deste apoio bem estruturada, mas sobretudo com a transparência sobre os impactos causados, é quase certo de que sua taxa de recompra irá aumentar.

A matemática é simples: onde o consumidor vai consumir? Na loja que oferece tudo para facilitar a compra e ainda impacta verdadeiramente e positivamente a sociedade, ou aquela outra empresa que não tem este propósito?

Para isto, é de extrema importância que mantenha seus clientes informados, e isto pode ser feito usando os emails transacionais, agradecendo a compra e o impacto que ela causou nas causas definidas pela sua empresa, bem como colocar em suas campanhas de email marketing um lembrete constante sobre a causa que sua empresa defente e como o cliente pode participar.

Metas de Resultados

Se sua empresa não tem resultados, como ela poderá apoiar e ajudar causas sociais? Portanto não há mal algum em atrelar o aumento de resultado de vendas com o aumento de impacto que sua empresa pode causar.

Vamos assumir que você definiu a mecânica de a cada venda realizada, sua loja vai doar R$ 1,00 para uma das três opções de causas que apoia, dando opção para o consumidor escolher qual causa ele quer ajudar com suas compras.

E vamos assumir que você tem uma categoria de produtos em sua loja, que precisa fazer girar o estoque. Você pode adotar uma mecânica promocional, informando aos seus clientes e consumidores que qualquer compra de produtos daquela categoria, a doação será de R$ 2,00, e comemorar no final do período promocional a conquista de R$ X mil em doações para as causas escolhidas, por meio de uma Landing Page e campanha de Email Marketing para os consumidores que compraram os produtos.

Existem muitos mais ideias para aplicar as estratégias de Marketing de Causas em seu negócio, e reforço que não há nada de errado nisto, desde é claro, que sua empresa realmente adote estas estratégias com o real objetivo de devolver para a sociedade um impacto positivo.

E o melhor, tudo isto pode ser feito praticamente “a um clique”. Basta buscar o time do Polen, que além de oferecer tecnologia para operacionalizar as ações de Marketing de Causa em sua loja, existe um time dedicado para o seu sucesso, dando dicas práticas sobre como ganhar dinheiro e ajudar o mundo, ao mesmo tempo.