Como o ML está gerando oportunidades para um consumo mais consciente?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Tempo de leitura: 6 min.


Este artigo foi escrito por: Plugg.To, o único HUB de Integração de Marketplaces com ferramentas exclusivas para o Mercado Livre.

O consumidor consciente é aquele que reconhece os impactos que ele causa no meio em que habita, e tenta, da maneira que lhe é viável, reduzir o que é conhecido por “pegada ecológica”. Para as marcas, significa que existe a necessidade de se adaptar a esse novo tipo de consumidor. 

Em 2019, o Mercado Livre criou uma categoria que atende a esses consumidores de uma forma bem direta. A criação de uma sessão completamente dedicada a produtos sustentáveis faz com que a visibilidade desta causa seja ainda maior e consequentemente aumente a taxa de procura por esses produtos dentro de um dos maiores sites de compras da atualidade.

Por que atitudes como a do ML auxiliam para um consumo mais consciente? 

O Brasil é o país da América Latina que é menos familiarizado com o consumo consciente, segundo uma pesquisa do próprio ML, 86% das pessoas entrevistadas sabem sobre o conceito, contra a média de 94% dos demais países Latinos. E entrando em quesito “Público Alvo”, 90% dos jovens dizem que procuram saber sobre o impacto que o produto gera antes de efetuar a compra.

A sessão de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre surgiu para atender a necessidade de encontrar esses produtos dentro do Site, nessa mesma pesquisa realizada, apenas 11% dos consumidores disseram encontrar o que procuravam. Dessa forma, essa nova categoria funciona como um “pente fino”, colocando todos estes produtos em um só lugar. 

A criação dessa categoria faz também que esses produtos se tornem mais visíveis aos demais consumidores, gerando um impacto maior para a causa que acaba por ganhar mais adeptos.

Por que investir em produtos sustentáveis?

Muitos consumidores estão mudando a sua maneira de comprar, eles estão cada vez mais buscando produtos que geram um impacto positivo, seja ambiental ou dentro da sociedade em que ele habita, nunca foi tão procurado a compra de produtos locais feitos por pessoas da sua região, da mesma forma que a procura de produtos que não possuam uma pegada ecológica negativa estão cada vez em maior demanda.

Acontece que esses consumidores possuem uma dificuldade imensa para encontrar esses produtos dentro da internet, e até mesmo dentro da sua região. O crescimento dessa demanda faz com que cada vez se torna mais difícil achá-los uma vez que o estoque é limitado. A necessidade dessas marcas traz oportunidades para que mais marcas invistam em Produtos Sustentáveis com o objetivo de não só atender esse público, mas trazer novas formas de consumo.

Como é possível anunciar nesta Categoria?

Se você entende que seu produto possui um impacto socioambiental positivo, basta publicá-lo em sua conta e preencher um formulário de pedido dentro do ML, com isso o produto passar por uma Curadoria Especializada pela Consultoria Mas Oxigeno e caso ele esteja dentro do padrão ele se torna disponível dentro da Categoria de Produtos Sustentáveis.

Muitos varejistas pensam em triplicar seu faturamento anunciando no Mercado Livre, sim é possível! Com a ajuda de um HUB de Integração, você integra a sua loja com o MeLi e possui inúmeras ferramentas que auxiliam seu dia-a-dia e otimizam sua operação. Vender seus produtos sustentáveis dentro do Mercado Livre é mais fácil com um HUB.

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *