O que é Marketing Societal?

Tempo de Leitura: 4 minutos

O marketing societal é um conceito que visa a implementação de estratégias de marketing que levam em consideração o bem estar social e ambiental. 

A responsabilidade social das empresas vem atraindo cada vez mais a atenção dos consumidores. O que já era uma tendência em crescimento, agora ganhou ainda mais foco com a chegada da pandemia, que sem dúvidas evidenciou o abismo de desigualdade existente no Brasil e no mundo.  

Apesar de neste cenário, muitas empresas terem divulgado suas doações e iniciativas significativas para ajudar no combate às consequências da pandemia, a responsabilidade social e o marketing societal não se limitam apenas à ações pontuais que visam promover uma marca por meio de apoio à causas. 

O marketing societal deve ser considerado um meio para engajar os consumidores e stakeholders nas transformações positivas que o mundo precisa para ser mais sustentável. Um estudo divulgado pela consultoria McKinsey em maio de 2020 evidenciou que a sustentabilidade não é mais um conceito abstrato, mas sim um critério de escolha na compra de um produto.

Continue lendo para saber porque o marketing societal se tornará cada vez mais importante para garantir o futuro das empresas. 

O que é Marketing Societal?

O Marketing Societal consiste em tomar como base o impacto positivo gerado pelas empresas na sociedade. Ou seja, atender as necessidades dos consumidores pensando além do lucro. 

Até pouco tempo, a maioria das empresas investia apenas em estratégias de marketing focadas exclusivamente em vendas no curto prazo, mas isso está mudando! Não há nada de mal em continuar criando estratégias de marketing que visam o lucro, mas tudo aponta que as próximas décadas serão marcadas por consumidores mais conscientes e interessados em saber o que estão financiando ao comprar determinado produto. Por isso, antes de implementar o marketing societal à uma estratégia de negócio, é preciso fazer a “lição de casa” e ter coerência entre o discurso e as ações da marca.

Marketing societal e o consumo consciente

Você já se deparou com a sigla ESG (Environmental, Social and Governance), o termo que vem do inglês, significa uma nova lógica para os negócios que devem operar levando em consideração boas práticas ambientais, sociais e de governança. Apesar de não ser um conceito tão novo, é algo que está despertando cada vez mais o interesse de investidores. 

Um estudo da Kantar realizado em 2020, apontou que os consumidores também esperam um papel mais responsável e ativista por parte das empresas. É uma mudança de comportamento inevitável, por isso é cada vez mais comum as organizações mostrarem seu compromisso com o impacto positivo, através de:

Entre outras iniciativas que demonstram o protagonismo das empresas com a transformação positiva da sociedade.

Quais são os Pilares do Marketing Societal?

O Marketing Societal é composto por 3 pilares: Ambiental, Social e Econômico

marketing societal

3 Pilares do marketing societal

Neste contexto, fica claro que estratégias de marketing societal não são apenas uma moda e sim uma questão de sobrevivência dos negócios no longo prazo. A tendência é o que hoje conhecemos como “Storytelling” evolua para o “Storydoing”.

Objetivos do Marketing Societal

Dentre os principais objetivos do Marketing Societal estão:

  • Despertar uma mudança de comportamento dos consumidores, inspirando-os a ter mais responsabilidade sobre questões sociais e ambientais.
  • Encantar consumidores através da conexão com seus valores e expectativas.
  • Cumprir com o dever de comprometimento social da empresa.
  • Aumentar a confiança e fortalecer a reputação da marca.
  • Melhorar o engajamento e fidelização de clientes

Pode parecer burocrático implementar uma estratégia de marketing societal, mas se você leu até aqui, significa que já pode dar os primeiros passos e se aprofundar mais no tema. Para te ajudar nessa missão, preparamos o guia: Como Implementar a Responsabilidade Social nas empresas.

Tipos de marketing societal

Existem diversas possibilidades para implementar uma estratégia de marketing societal. Confira algumas a seguir:

Ficou com dúvidas sobre este assunto? Deixe aqui seus comentários.

Conheça alguns exemplos de empresas que utilizam o marketing societal! Baixe agora o infográfico:

o que é marketing societal

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *