Marketing Societal no E-commerce

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar em marketing societal? É bem provável que sim, mas talvez não tenha se aprofundado no assunto e se esse é o caso, já está na hora de conhecer mais do marketing societal.

O marketing societal une gestão e percepção de valor de marca, orientado para o cliente e a sociedade. As empresas que praticam essa modalidade agregam a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão.

Esse tipo de marketing cresce em diversos segmentos, como o e-commerce, já que é impulsionada pela tomada de consciência cada vez maior por parte dos comprador que o consumo causa um grande impacto na sociedade, seja em aspectos ambientais, sociais ou econômicos.

O marketing societal de certa forma é a resposta das empresas as preocupações do consumidor, da sociedade e até dos próprios empreendedores.

No e-commerce, um grande exemplo desse tipo de marketing é o AmazonSmile, mantido pela gigante loja virtual, que já falamos neste texto: AmazonSmile

Os Tipos de Marketing Societal

As iniciativas de marketing societal são diversas e a partir disso surgem ramificações, cada uma com suas características que se encaixam em tipos diferentes de empresas, negócios e consumidores. Dessa forma, o marketing societal é acessível e importante na forma que impacta as marcas. Conheça algumas dessas ramificações.

Marketing da Filantropia

O Marketing da Filantropia é o ato da empresa doar parte de seus lucros para os programas sociais do governo ou para a sociedade civil. Outro modo de marketing por filantropia seria a criação de fundações próprias por parte das empresas.

Marketing das Campanhas Sociais

Nesta modalidade de marketing societal as empresas se prestam a patrocinar campanhas sociais, como exemplo podemos citar as campanhas de solidariedade a jovens e minorias carentes e até a favor de causas, como a conscientização em relação a doenças. Esse tipo de marketing social apela fortemente ao emocional do cliente receptor da mensagem, buscando gerar identificação com a marca.

Marketing de Patrocínio dos Projetos Sociais

Existem dois tipos de patrocínio de projetos sociais: o primeiro caso é o patrocínio de projetos sociais de terceiros. Neste caso, as empresas atuam em parceria com os governos no financiamento de suas ações sociais. São exemplos todas as empresas que contribuem e atuam como parceiras em projetos como o Cidade Linda criado pela prefeitura de São Paulo.

Outro caso é o patrocínio de projetos sociais próprios, onde empresas criam institutos e fundações, criam seus projetos e os implementam com recursos próprios.

Marketing de Relacionamento com Base em Ações Sociais

Este é o tipo de marketing societal em que a empresa utiliza o seus próprios colaboradores para divulgar e mostrarmos os serviços sociais prestados a comunidade. Esse tipo de marketing societal é muito utilizado para estreitar relacionamento com seus clientes, mostrar expertise de mercado e gerar fidelização e proximidade.

Marketing de Promoção Social do Produto e da Marca

Este marketing societal consiste no licenciamento do nome de um projeto social do governo ou do nome de uma entidade sem fins lucrativos para uma empresa em troca de uma porcentagem do faturamento. Através deste marketing a empresa agrega valor a sua marca, aumentando assim a venda de seus produtos relacionados ao projeto promovido.

Marketing Societal no E-commerce

Para os e-commerces no Brasil, O Polen desenvolveu um novo tipo de marketing societal: o E-commerce Solidário.

A ideia é muito simples: nos queremos possibilitar que ainda mais lojas virtuais ajudem ONGs e causas sociais e para isso, oferecemos nosso conhecimento e base de parceiros para que esse processo aconteça, de forma mais simples, rápida e segura para todos, uma estratégia inteligente de responsabilidade social no e-commerce.

Mais nossa ideia vai muito além de possibilitar. Nos queremos prestigiar e convencer ainda mais lojas que, ser um e-commerce solidário faz sentido e é o melhor para a sociedade, as pessoas e os negócios!

Visita nosso site e saiba as vantagens de se tornar um e-commerce solidário: opolen.com.br/ecommerce-solidario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *