Impacto Social como Fator de Endomarketing

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O marketing de uma marca deve ser trabalhado focando nos diversos públicos, não basta concentrar esforços apenas no consumidor final, mas trabalhar também com todos que fazem parte do universo da empresa: parceiros, fornecedores, influenciadores e principalmente, colaboradores. No caso dos funcionários, é o endomarketing que se destaca e foca em usar as ferramentas de comunicação interna para valorizar a marca da empresa entre os colaboradores e transmitir a cada um deles os valores da empresa e o espírito coletivo, além de fazer com que todos se sintam individualmente valorizados.

Por que o Endomarketing é importante?

Impacto social é um fator de endomarketing muito importante

A importância do endomarketing é gigante e muitas vezes passa desapercebido, até mesmo em grandes companhias. Primeiro, ele serve para motivar e estimular os colaboradores, já que uma equipe motivada é essencial para que qualquer empresa produza mais, venda mais, melhore seus resultado e cresça no seu mercado de atuação.

Como segundo aspecto, o endomarketing também é essencial para a valorização da imagem da marca, já que colaboradores são propagadores. Para qualquer empresa, um funcionário desalinhado e insatisfeito que fale mal da marca (seja dentro da família ou na roda de amigos) é muito negativo, prejudica e desvaloriza a empresa. Principalmente porque por estar dentro da empresa, a crítica do colaborador carrega muito mais credibilidade e pode atingir pontos sensíveis.

Outro ponto importante é que o endomarketing é essencial para transmissão de informações e alinhamento de valores. Por exemplo, um colaborador da equipe de vendas que esteja mal informado pode transmitir um dado errado ao cliente ou mesmo destoar da linguagem da marca. Obviamente isso é muito ruim e pode prejudicar uma empresa a longo prazo.

Endomarketing e Impacto Social

Alguns fatores do endomarketing podem parecer complexos, mas talvez o mais complicado seja a motivação dos colaboradores. A vida de trabalho pode ser estressante, aspectos externos e pessoais afetam o desempenho e claro, cada um tem sua personalidade e interesses distintos, então motivação é algo muito particular.

E nesse aspecto o impacto social pode ser um grande aliado no endomarketing, já que atinge o comum a todos os funcionários: a sociedade em que vivemos. Os colaboradores que trabalham em empresas que geram impacto social positivo se sentem mais motivados e parte de um bem maior. Isso é muito visto principalmente entre os millennials, a geração entre 22 e 37 anos, que levam em conta fatores como o bem-estar comum e o legado de ações para o mundo, diferente das gerações anteriores, que tinham como anseio maior construir uma carreira na mesma empresa, ganhar dinheiro e juntar bens.

Leia mais: Millennials e o Impacto Social através do Varejo

Comunicação Interna e Impacto Social

Endomarketing e comunicação interna do impacto social através de um gerente de renome.

Mas para que o impacto social crie um efeito bom no endomarketing, é necessário tomar algumas medidas internas, como o cuidado na comunicação: a forma de expor isso aos colaboradores, dizendo para todos “olha como o seu trabalho também ajuda uma causa social e tem significado no mundo”, esse é um fator chave dentro de uma marca que comunica responsabilidade social internamente. E essa comunicação precisa ser leve e gratificante, com atenção na mensagem e no meio de transmissão.

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A mensagem aos colaboradores precisa ser leve e envolvente, não basta apenas comunicar que a empresa fez uma doação de R$ 100,00 para uma instituição, mas comunicar que graças ao trabalho de todos, a empresa fez essa doação de R$ 100,00 e isso resultou em 10 livros didáticos para uma escola, por exemplo. É qualificar o impacto social, mostrando que aquilo influenciou a sociedade para melhor.

Endomarketing e comunicação interna do impacto social através dos e-mails.

Já o meio de comunicação precisa ser escolhido com todo cuidado! Tanto no inicio do processo de impacto social, quanto na demonstração de resultados deve-se incluir importância no fato. Uma ótima forma é incumbir um gestor importante da empresa para falar com os colaboradores sobre isso. Um anúncio oficial sempre traz importância e pode dar menos trabalho que bolar uma newsletter e até ser mais eficiente.

E mesmo que a empresa opte por criar uma comunicação por e-mail, também não torne isso apenas mais um e-mail “chato” do RH, mas algo importante e esperado. Por isso é tão valioso um porta-voz, nem que seja na assinatura da mensagem.

Competição no Mercado de Trabalho

Para empresas de diversos ramos a competição de mercado só aumenta e não é só a briga pelas vendas, mas também por profissionais de qualidade. Por isso, incluir impacto social e valorizar a marca para os colaboradores pode fazer a diferença, principalmente com o crescimento dos millennials no mercado de trabalho.

Vale ao gestor pensar no impacto social como um diferencial e inclui-lo tanto no marketing e no endomarketing, sendo importante para a sobrevivência da empresa e claro, para fazer o bem na sociedade.

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