Fidelização do Cliente através de causas: Uma nova experiência de compra!

Tempo de leitura: 4 minutos

 


Você sabia que 82% dos consumidores consideram a responsabilidade social de uma empresa na hora da decisão de compra? Esse dado foi revelado por um estudo da Ipsos Public Affairs e reflete uma tendência que poucas marcas perceberam: o consumidor começou a entender o impacto de suas compras e isso muda totalmente a tomada de decisão! Continue lendo para saber como as marcas engajam seu público com causas sociais e como isso impacta na fidelização de clientes.

Marketing de causas e fidelização de clientes

O marketing de causas é um dos caminhos para ajudar a mudar o comportamento e as atitudes da sociedade em relação às mudanças positivas que o mundo precisa. Está claro que 2020 obrigou muitas marcas a pensarem em como seus negócios impactam no mundo, revisando estratégias e mudando de comportamento.
Apesar de no passado a publicidade e outras estratégias de marketing nem sempre terem vínculo com o mundo real dos consumidores, isso mudou! Vivemos a era da humanização e por isso, é essencial que as marcas mostrem seus valores e se posicionem sobre temas que são importantes para os consumidores.
Quando as pessoas se identificam com causas apoiadas por uma determinada marca, elas dão preferência aos produtos desta empresa.

Experiência de compra de impacto


Levando em consideração que atualmente o consumidor não se importa somente com o produto, mas também com a sua experiência de compra (especialmente no e-commerce), é importante entender que vender também é trabalhar com expectativas e que as marcas que superam expectativas ganham o coração dos clientes!

É claro que uma boa experiência de compra depende de diversos fatores como:

  • Boa usabilidade do site
  • Qualidade no atendimento
  • Facilidade de pagamento
  • Qualidade do produto
  • Pontualidade na entrega
  • Facilidade na devolução e troca

Essa lista toda é muito importante, mas você concorda que dar check em todos os itens acima é o básico para manter a saúde de um e-commerce e entregar o mínimo que um cliente espera?

Nesse sentido, muitas marcas têm surpreendido seus clientes oferecendo o cashback social, mecânica em que o cliente escolhe destinar uma porcentagem do valor da compra para um projeto social sem gastar nada a mais por isso. O mais legal dessas ações é que o cliente se sente parte da ação e o volume de doações é proporcional ao volume de vendas.

Graças a tecnologia, ações como esta podem ser feitas de maneira fácil e transparente através de ferramentas como o Polen que automatiza o processo de doações corporativas para projetos de impacto social. Uma excelente ferramenta para engajar e fidelizar clientes fortalecendo a conexão emocional entre sua marca e o público. Veja como funciona:

Ter um posicionamento responsável gera engajamento, conexão e inspiração!

Artigo relacionado ⇒ Responsabilidade social na prática: a importância das marcas frente a iniciativas de impacto social.

Na prática

Marcas como Biossance, Gatza Shoes, Skelt, Creamy, Lenny Niemeyer, James Delivery, Multiplan, entre tiveram resultados positivos ao surpreender seus clientes no momento do fechamento da compra ao mostrar que uma porcentagem do valor da compra é destinado para causas sociais. Tamires Munita, co-fundadora da Gatza Shoes, afirma que:

“ O fato de o cliente poder escolher uma causa para apoiar antes de finalizar o pagamento, ajuda na decisão de compra, pois vê que é possível adquirir um produto que vai além do benefício próprio e mesmo sem gastar nada a mais pela compra, ainda pode gerar impacto positivo ao escolher uma causa.”

Conheça o case de sucesso da Gatza Shoes e entenda como a marca transformou a experiência de compra de seus clientes com impacto social:

 

 

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