Por que a fidelização de clientes é tão importante para o crescimento do seu e-commerce?

Tempo de leitura: 6 minutos


Você já percebeu que atrair novos clientes para seu e-commerce requer muito mais esforço do que vender para quem já conhece seus produtos? Apesar disso, fidelizar clientes não é uma tarefa fácil, pois os consumidores são motivados a ser fiéis a uma marca por diversos fatores que vão desde uma boa experiência de compra até a maneira como a marca se comunica. 

Continue lendo para saber como se manter à frente da concorrência e fazer vendas frequentes para os mesmos clientes!

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A importância de fidelizar os clientes no e-commerce

Um estudo da Brain&Company revelou que adquirir um cliente novo pode custar até 25% mais caro do que manter um já existente. Além disso, clientes felizes e fiéis têm chances de falar bem da sua loja virtual e recomendar para amigos e familiares!

Isso pode parecer óbvio, mas quando um e-commerce está em crescimento é comum que a maior preocupação seja aumentar a base de clientes. Então, boa parte das estratégia acabam sendo focadas em atração, como: anúncios, cupons de desconto, frete grátis, etc. Tudo isso é muito importante também, mas clientes fiéis esperam uma experiência positiva com a sua marca sempre que interagem com ela, por isso é fundamental cuidar de todas as etapas além da aquisição. Para te ajudar com isso, preparamos uma lista de ações que você pode implementar facilmente em seu e-commerce para iniciar a jornada de fidelização de clientes.

Redução do custo de aquisição de clientes

Quando uma pessoa já comprou de você uma vez, o grau de confiança sobre a qualidade do seu atendimento e produto é maior. Ou seja, o custo de manter um cliente, custa significativamente menos do que adquirir um novo! Além disso, a familiarização com seus produtos e serviços ajuda sua empresa a reduzir despesas de marketing. 

Mais segurança para lançar coisas novas

A fidelidade dos clientes é algo inconstante, então muitas mudanças podem influenciar as pessoas. Mas depois de estabelecer uma base sólida de clientes, sua marca pode expandir. Talvez testando outras formas de se comunicar ou uma nova linha de produtos. Desde que você mantenha a essência da marca, seus clientes fiéis ficarão com você de qualquer jeito! Muitos podem ficar na expectativa para ver o que você vai lançar! 

Aumento do ticket médio

Outra razão para ter um plano de fidelização de clientes, é o aumento de receita no longo prazo. Um estudo da American Express revelou que os clientes fiéis tendem a gastar mais do que aqueles que não (ou do que novos clientes). Além disso também têm mais chances de recomendar sua marca para amigos e familiares.

Conclusão

Um planejamento eficaz de fidelização de clientes requer a combinação de táticas e ferramentas para motivar mais clientes a escolher a sua loja em vez de seus concorrentes. Se feito de maneira adequada, pode ser a chave para o crescimento do seu negócio! Confira a seguir, uma lista de ideias para adicionar às suas estratégias de fidelização.

Checklist básico de ideias para fidelização de clientes no e-commerce:

  • Certifique-se de que seu site está funcionando adequadamente tanto no desktop como no mobile. 
  • Surpreenda seu cliente no momento do fechamento da compra! Algumas marcas oferecem a opção de cashback social, destinando uma porcentagem do valor daquela compra para uma causa social. Saiba mais aqui.
  • Tenha uma política clara para trocas e devoluções.
  • Tenha mais de uma opção para contato e responda dúvidas, reclamações e sugestões com rapidez. 
  • Logo após a compra, envie um e-mail ou mensagem no WhatsApp com informações sobre cada etapa da entrega.
  • Surpreenda na entrega do produto oferecendo um voucher de desconto para uma próxima compra.
  • Peça a opinião do cliente sobre sua experiência de compra e mostre como esse feedback será importante para você oferecer uma experiência cada vez melhor.
  • Conheça seu público: descubra que tipo de conteúdo gostam, quais suas redes sociais favoritas, que sites acessam, etc. Isso pode trazer insights para ações de marketing. 
  • Treine seu time de atendimento.
  • Invista em ferramentas para otimizar o atendimento e suporte ao cliente.

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