Como fidelizar clientes através do vínculo emocional com a sua marca?

Tempo de leitura: 6 minutos

 


Se a sua empresa parasse de hoje funcionar hoje, o que o seu público perderia com isso?

vínculo emocional clientes

Eu sei que você espera que fosse a reação acima, porém… por mais espetacular que seja o seu produto, sinto informar mas pode ter certeza que outra empresa vende algo igual ou venderá em breve. 

Tenho certeza que você se esforça para atrair um público qualificado e sei o quão bom é ter clientes que compram com frequência.

No entanto, também sei que fidelizar clientes pode ser ainda mais desafiador do que vender e por isso, muitos negócios acabam tendo um alto custo de aquisição de clientes e deixam de lado estratégias para aumentar as taxas de recompra.

Criar um vínculo emocional com o seu cliente é uma estratégia poderosa para alavancar o crescimento da sua marca.

Então, continue lendo para saber o que fazer para ganhar o coração da sua audiência e vender mais gastando menos.

O que você vai ver neste artigo:

1. Storytelling – Conecte seu público com a história da sua marca
2. Momento WOW: Entregue mais do que o esperado
3. Acompanhe os resultados

O produto não é o diferencial para fidelizar clientes

Imagine que você vende camisetas e inventou estampas que brilham no escuro. Este é um produto diferenciado? Sim, mas nada impede que outra empresa de camisetas crie uma estampa igual com um custo mais baixo e em pouco tempo acabe com o seu diferencial competitivo.

experiência do consumidor

Entre 2018 e 2019 o número de lojas virtuais aumentou em quase 40% no Brasil. É o que mostrou um estudo realizado pelo BigData Corp, em parceria com o PayPal.

O que fazer para se destacar no mercado diante de tantos concorrentes?

 

1. Storytelling – Conecte seu público com a história da sua marca

Entender que as pessoas buscam conexão é o ponto chave para alavancar vendas e fidelizar clientes. Não é só sobre vender produtos, é sobre como aquele produto ou serviço torna a vida das pessoas ainda melhor e é isso que faz com que a sua audiência se identifique com a sua história. Porque a sua empresa existe? Porque as pessoas trabalham lá? Porque as pessoas deveriam continuar consumindo sua marca? 

Contar histórias é  uma das formas de transferir um legado e manter viva a sua marca na cabeça dos consumidores.

E não estou falando sobre lindas campanhas publicitárias, que ao final nos deixam emocionados e soltam a típica frase… “Faça acontecer”, mas espera aí… como esta empresa colabora para que o cliente faça acontecer? Como de fato empresas e consumidores podem fazer acontecer juntos?

Um grande exemplo é o caso da Quintess, empresa de moda feminina do grupo Posthaus, que transmite valores e emoções tanto para sua audiência como na cultura da empresa.

No ano passado, a marca criou uma camiseta especial para a campanha Outubro Rosa, em que parte da renda foi totalmente destinada à ONG Rapunzel Solidária. Além de apostar em campanhas sazonais engajando seu público e colaboradores, a Quintess também investe em ações de impacto social ao longo de todo o ano, deixando claro isso para seus clientes que não só são comunicados sobre estas ações, como podem participar a cada compra escolhendo uma causa social para apoiar e acompanhar o resultado das doações através de uma página de transparência.

marketing de causas

Marcas que se posicionam como protagonistas e expõem isso ao público, transmitem muito mais valor, afinal atuar é diferente de apenas falar. Mostrar o que a marca está fazendo além de vender, significa ganhar destaque frente aos concorrentes que oferecem o mesmo produto, pois ao final, não é só sobre comprar coisas, é sobre a experiência de compra.

Empresas autênticas não se mostram 100% perfeitinhas, elas sabem que tem pontos a melhorar e mostram que ações estão tomando para evoluir.

2. Momento WOW: Entregue mais do que o esperado

Você prefere ser uma marca que ganha likes ou uma marca respeitada?

Para fidelizar clientes, as marcas devem ser simpáticas e empáticas. Cada vez mais as empresas têm se tornado humanas e as pessoas se tornado marcas. Um consumidor que ama o que você faz, compartilha suas ações, recomenda, fala bem, defende e forma opinião de outros à respeito de seu serviço, atendimento, comunicação, produto e etc.

Por isso é importante entender quais são as necessidades e expectativas do público. É possível fazer isso da maneira mais simples possível, seja aproveitando os recursos de pesquisa disponíveis nas redes sociais ou até mesmo aproveitar o e-mail de agradecimento de compra para fazer uma mini pesquisa com a sua audiência. Veja um exemplo de como  faz a Relax, marca de cosméticos naturais tem aproveitado este tipo de recurso para escutar a sua audiência.

fidelizar clientes

Interação da marca Relax com sua audiência no Instagram Stories


Além demonstrar que está atenta à opinião do consumidor, a
Relax também é um grande exemplo de excelência em atendimento, surpreendendo seus clientes desde o momento da compra, até a entrega e relacionamento pós-venda.

Aqui uma amostra do que os clientes da Relax compartilham em suas próprias redes sociais. Os fãs da marca acabam gerando mídia espontânea e altamente relevante.

 

 

Saiba mais aqui na página de transparência da marca. 

3. Acompanhe os resultados

Antes de iniciar qualquer ação, é importante fazer a “engenharia reversa” e pensando na ação de trás pra frente ou em outras palavras, na jornada do cliente.

O que você quer que as pessoas façam depois de ver a sua comunicação ou depois de ter uma experiência de compra em sua loja?

Partindo deste princípio fica mais fácil definir os indicadores que vão mostrar o impacto destas ações.

Criar um vínculo emocional com a sua audiência, é algo que se constrói com o tempo e com constância. Quanto mais a empresa conseguir se conectar de maneira pessoal com o consumidor, mais confiança ganhará. Por isso, é tão importante que a mentalidade de vínculo emocional e excelência, faça parte do DNA da empresa. Assim, todos trabalham por um só propósito!

Pensando nisso, preparamos um Kit para ajudar marcas a definir, comunicar e gerar resultados através do propósito da marca!

Você pode fazer o download aqui ou clicando no banner abaixo. É grátis! Aproveite 🙂

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