Qual a importância da Certificação PCI-DSS para e-commerces?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Tempo de leitura: 7 minutos


A certificação PCI, também chamada de PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), é um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito.

Seu desenvolvimento foi realizado pela união privada de importantes operadoras (American Express, Discover Financial Services, entres outras), que formam uma espécie de conselho que visam avaliar as condições de segurança de uso de seus cartões.

Embora existam outras certificações, a PCI-DSS é a que mais se destaca principalmente por sua capacidade de gerar mais segurança para as compras realizadas pela internet.

Embora não haja nenhuma legislação que obrigue esta certificação, no entanto é recomendado que todas as empresas que atuam online com o processamento de pagamentos, bem como armazenamento de dados de cartões, contem com ela.

Isto porque esta é uma exigência das principais bandeiras de cartões de crédito justamente para garantir a segurança dos dados e trazer mais qualidade para o processamento, ou seja, quem deseja vender online precisa ir atrás dela e garantir assim o cumprimento das normas de forma menos burocrática e com mais qualidade.

Certificação para e-commerces

Quando falamos de e-commerce sabemos que ele trata, basicamente, de todo comércio realizado por meios eletrônicos conectados à internet o que inclui computadores, smartphones e tablets, certo?

Como estas movimentações são realizadas com a utilização de cartões, são grandes os riscos de fraudes, além de muitos prejuízos financeiros em decorrência de violação de dados por conta de roubo destes métodos de pagamento.

Com a fragilidade de alguns sistemas, pessoas más intencionadas aproveitam estas brechas para cometer fraudes. Logo, quando este tipo de situação ocorre, questiona-se de quem é a responsabilidade legal e como os prejuízos poderão ser minimizados.

Para amenizar esta situação é imprescindível contar com mecanismos que evitem o vazamento de informações e é justamente aí que a certificação PCI-DSS confirma a sua importância, principalmente porque ela reúne os elementos necessários para garantir mais segurança para as transações online.

Portanto, investir na certificação não é só contar com mais segurança para os clientes, mas sim para um determinado negócio de forma geral. Como é impossível eliminar riscos, o melhor jeito de fazer isso é encontrar maneiras eficientes de minimizá-los.

Além disso, contar com a certificação PCI-DSS é estar preparado para atender de forma ágil a qualquer mudança de norma e assim deixar um e-commerce pronto para cumprir as exigências necessárias.

Ao contar com este serviço de segurança o mercado e os clientes também deverão valorizar este investimento, o que comprova a sua importância.

Quais os requisitos para obter a certificação PCI-DSS

Após saber do que trata a certificação PCI-DSS e qual a sua importância em um e-commerce, é fundamental saber também quais os requisitos de segurança especificados para obtê-lo, não é mesmo?

Para tornar mais fácil a sua compreensão, confira de forma simples e objetiva quais são os 12 requisitos que estão agrupados em 6 categorias.

certificação PCI-DSS

Por fim, além de saber o que é a certificação e seus requisitos é preciso conhecer qual a condição necessária e a avaliação para obtê-la.

Uma PCI Compliance Assessment (Avaliação de Conformidade PCI-DSS) é uma auditoria para validar a conformidade com o PCI-DSS.

Durante a avaliação, um Qualified Security Assessor (Avaliador de Segurança Qualificado ou QSA) – entidade que é certificada pelo Conselho do PCI- DSS – determina se o comerciante alcançou os 12 requisitos.

Quer obter a Certificação PCI-DSS para o seu e-commerce? Saiba como em: https://www.tec4you.com.br/pci/

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *