Cashback Social: como implementar no seu e-commerce

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A modalidade de cashback ganhou força no varejo brasileiro nos últimos anos, ganhando o gosto dos consumidores que ao participar deste tipo de programa de fidelização, recebem de volta parte do valor de suas compras. Já escrevemos sobre os tipos de cashback existentes em outro post que você pode conferir [aqui].
Continue lendo para saber mais sobre o cashback social, uma modalidade diferente de cashback que dá um novo significado ao termo e agrega valor à marca através do compromisso social e conexão emocional com o cliente!

O que é cashback social?

Com o objetivo de gerar impacto social positivo a cada transação comercial, o cashback social está conquistando cada vez mais adeptos, especialmente negócios que entendem a influência da responsabilidade social corporativa na tomada de decisão dos consumidores. Além disso, é uma maneira de se diferenciar no mercado e não competir apenas por preço!

Marcas como Biossance, Klin, Lenny Niemeyer, entre outras 300 empresas já utilizam o modelo de cashback social em seus e-commerces. Oferecendo uma experiência de compra encantadora aos clientes que podem escolher uma causa social para apoiar ao finalizar uma compra. Neste caso, o cliente escolhe e a marca é quem faz a doação deste cashback, que ao invés de voltar para o consumidor, se transforma em:

  • Alimentos pessoas em vulnerabilidade
  • Cuidados de saúde para pacientes em tratamento de doenças como o câncer
  • Treinamento profissional para jovens
  • Restauração de florestas 
  • Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
  • Ração e cuidados para cães abandonados
  • Reforço escolar para crianças carentes

O que 1% cashback social significa para seu cliente?

Ao longo dos últimos anos os consumidores vem passando por uma grande mudança em seus hábitos de compra em busca de um bem maior. Vemos o avanço de uma geração inquieta e questionadora que consome com mais cuidado, exigindo responsabilidade no posicionamento das marcas.

A nova economia nos mostra um caminho para marcas mais inclusivas, sustentáveis e protagonistas na transformação da sociedade. Por isso, o cashback social entra como uma ferramenta importante no início de uma série de ações que as marcas precisam tomar frente se pretendem manter a saúde e o desenvolvimento dos negócios no longo prazo. 

Na visão do consumidor, existe uma expectativa de que as empresas encontrem uma maneira de fazer negócios capazes de acelerar as transformações positivas que o mundo precisa. Por isso, o cashback social gera engajamento, conexão e inspiração! Para entender mais sobre esse tema, confira o webinar ⇓

Marcas e Solidariedade – ações para iniciar um programa de responsabilidade social corporativo:

Como implementar o Cashback Social em seu e-commerce?

 

  1. Escolha a sua causa

Se você já tem uma ideia de qual causa social deseja apoiar, recomendamos que busque por instituições confiáveis, que realizam um trabalho sério e recorrente. No site do Polen, você pode encontrar um portfólio com centenas de OSCs – Organizações da Sociedade Civil – que já passaram por um processo de curadoria e estão aptas a receber doações empresariais de maneira transparente e sem burocracias. Confira o portfólio [aqui].

cashback social

Cashback social – Endeleza

Não se preocupe se você ainda não descobriu qual é a causa que faz sentido para o seu negócio. Preparamos um guia prático com exercícios que vão te ajudar a entender quais são as causas relevantes para o seu público, o que eles valorizam e de que maneira seu negócio pode ser a ponte de conexão entre estas causas com
seus clientes e colaboradores. 

Baixe grátis ⇒ Como implementar a responsabilidade social nas empresas

2. Plataforma de cashback social

O segundo passo é buscar uma plataforma que facilite a implementação do cashback social em seu e-commerce. É essencial optar uma ferramenta que seja prática, fácil de analisar resultados e que acima de tudo seja transparente! 

Atualmente mais de 300 marcas já utilizam o cashback social através do Polen, que cuida de toda a parte de curadoria das instituições, verifica a transparência da doação e dispõe de recursos para que os lojistas possam divulgar os resultados para seu público! Confira o vídeo para saber como funciona na prática:

3. Comunique aos seus clientes

Ao comunicar as ações de responsabilidade da sua empresa, é importante deixar claro para o público:

  • O que motivou a marca a apoiar determinada causa
  • Qual a intenção da ação
  • O que está sendo feito
  • Como está sendo feito
  • Qual o impacto gerado pela ação

Pense em como você quer que a empresa seja lembrada e leve isso para a comunicação interna, fazendo com que os colaboradores também sejam porta-vozes destas campanhas. A ideia é fazer com que aos poucos, a responsabilidade vá se acoplando à toda a estratégia do negócio. 

Case de sucesso com Cashback Social

A automatização das doações corporativas da Gatza Shoes resultaram, em menos de 6 meses, mais de R$ 15 mil doados para o Instituto do Câncer Infantil e a Endeleza. Como você pode conferir diretamente na página de impacto da empresa: www.polen.com.br/impacto/gatza 

Mais de 80% das vendas feitas através da loja online da Gatza são finalizadas com doação, gerando um grande engajamento com os consumidores. Conheça essa história de sucesso contada pelo João e pela Tamires, fundadores do e-commerce!

Gostou?

Solicite uma demonstração de cashback social do Polen para seu e-commerce [aqui].

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