Unboxing Experience: A Venda Memorável

Tempo de Leitura: 5 minutos

Toda compra em um e-commerce naturalmente cria uma expectativa. Além da necessidade pelo produto, o consumidor espera ansiosamente a chegada do item comprado. Devido a este sentimento, a unboxing experience (experiência de tirar um produto da caixa) é algo fundamental para uma loja virtual aumentar suas vendas, conquistar a próxima compra e engajar o consumidor.

O Efeito da Unboxing Experience

Pode parecer algo banal, afinal desde que a humanidade começou a vender produtos em caixas, o unboxing acontece, mas a importância dessa experiência fica clara com uma das empresas mais valiosas do mundo: a Apple.

unboxing experience apple watch

Imagem de Unboxing de Apple Watch. Caixas que deslizam e entregam experiência ao cliente.

Grandes lançamentos, filas intermináveis, defensores da marca e fãs trocando seus aparelhos a cada novidade. Essas conquistas da Apple são incríveis e muito se deve ao unboxing, um dos maiores investimentos de marketing da marca.

O unboxing da Apple é prazeroso ao usuário, o design das caixas é muito bem pensado e até o lento descer da tampa encanta os compradores. Pergunte a qualquer consumidor da marca e ele com certeza tem esse momento como um forte laço da experiência com a Apple.

Falando em loja virtual, a relevância da unboxing experience é ainda maior! O recebimento do pacote é o principal contato entre a marca e o consumidor, atuando diretamente para superar ou frustrar a expectativa no recebimento do produto comprado.

E com a preocupação de proporcionar o unboxing experience, existem alguns pontos de atenção para e-commerces, seja a pequena ou a grande loja virtual.

Embalagem de Qualidade

Esse é o principio da embalagem! Não adianta uma bela embalagem se não houver amplo cuidado na sua criação e capricho em sua estrutura. Uma caixa frágil permite que o produto seja danificado durante o transporte e nessa parte não adianta ser bonita.

 

Está gostando do artigo? Então cadastre-se e receba mais conteúdos de qualidade para seu e-commerce.



Porém, cumprindo a função da proteção, uma embalagem de sucesso é aquela que passa uma mensagem a ponto do consumidor querer guarda-la.

unboxing experience exemplo de resistência Annes Bakery

A embalagem da Anne’s Bakery é resistente e protege os biscoitos com compartimentos individuais, evitando que se quebrem. Ao mesmo tempo, passa a mensagem de que é um produto recém-saído do forno. Tudo com uma simples impressão na caixa!

Característica do Nicho

Produtos tem um público específico e embalagens também. Conhecer esses dois pontos dará informações para criação da embalagem e desenvolvimento de uma boa unboxing experience. O ideal é identificar o tipo de ação que entregará ao nicho de mercado uma memória positiva que remeta a empresa.

Um exemplo interessante são as lojas que incluem cheiros em sua embalagem. A loja 33/34 vende calçados femininos e ao abrir a caixa as clientes sentem um aroma específico. Isso é uma experiência sensorial e única para o cliente.

unboxing experience god of war colecionador

Os games são um excelente exemplo de conhecimento de público. As edições especiais de lançamento, com brindes incríveis em box únicos, são um sucesso de venda mesmo com preços elevados.

Personalização

Falar com os clientes de forma direta é uma ótima forma de criar vínculo. Marcas podem enviar embalagens estampadas com o nome do cliente e uma mensagem para ele, ou quem sabe uma carta endereçada ao consumidor. Brindes e amostrar também são ótimas surpresas para os clientes, principalmente quando isso é enviado sem que seja prometido ou usado como recurso de venda.

bff unboxing experience dan unboxing experience

Esse tipo de ação pode gerar impacto até no círculo de amizade do consumidor. Pessoas adoram compartilhar experiências de unboxing, existem vídeos e mais vídeos deste tipo no YouTube, o que é um valioso marketing espontâneo para as marcas. Um ótimo canal para estudos é o Unbox Therapy, focado apenas em apresentar produtos a partir do unboxing.

Unboxing Experience e Marketing

É importante ver a unboxing experience como parte do marketing e suas ações. E portanto estruturá-lo para que haja continuidade e inovação constante.

De nada adianta criar uma embalagem diferenciada para daqui alguns meses descontinuar a ação e voltar as caixas para o “comum”. É necessário pensar e repensar o processo constantemente, como parte da melhora continua da marca.

Um exemplo nacional que trabalha a entrega de seus produtos alinhados a campanhas é a marca de roupas Reserva. Eles mantém de forma perpetua a campanha 1p=5p (a cada peça de roupa vendida, eles doam 5 pratos de comida, leia mais aqui).

unboxing experience reserva 1p=5p

E como parte da campanha, seu unboxing acompanha sempre uma etiqueta contando da concretização da doação. Uma forma simples, mas impactante de levar uma experiência de mérito ao unboxing do produto.

Baixe esse conteúdo e muito mais dicas de unboxing: [BAIXE GRÁTIS] Infográfico – Unboxing Experience Memorável

Experiência de Compra com O Polen

Assim como a Reserva, os e-commerces parceiros do Polen também podem incluir o impacto social positivo na sua experiência de unboxing, tornando cada compra um ato de heroísmo para o consumidor. Isso porque com O Polen integrado, qualquer e-commerce pode incluir a responsabilidade social na jornada de compra e tornar o consumidor parte essencial da doação. Esse processo cria engajamento e fidelização, o que aumenta as vendas!

Quer saber mais do Polen e como podemos agregar um diferencial a sua loja virtual, inclusive no unboxing? Fale com a gente!

unboxing experience botao cta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *