Startup revoluciona com plataforma para assinatura eletrônica 100% gratuita

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Atualmente, empresas cobram pelo serviço, por isso a novidade tem sido encarada como uma disrupção no setor

A Contraktor, startup que automatiza a gestão de contratos, lançou, em meados de dezembro de 2019, uma nova plataforma que possibilita a assinatura eletrônica de contratos de modo gratuito e ilimitado. A assinaturagratis.com é uma estratégia inovadora da startup que busca tornar o serviço acessível para pessoas físicas e jurídicas, ganhando destaque especialmente em tempos de isolamento social. Desde o início dos trabalhos remotos, o número de usuários cresceu 330%.

Isso porque, ao utilizar a plataforma, elimina-se a necessidade de contato físico entre os signatários e idas ao cartório para reconhecer firma.  Dessa forma, a assinaturagratis.com está democratizando a assinatura eletrônica no Brasil e viabilizando novos negócios em tempos de crise.

Por que substituir o documento físico pelo eletrônico?
Diante da necessidade de eliminar papel da rotina e tornar mais eficiente a gestão de prazos, a Contraktor, por meio da assinaturagratis.com, propõe uma nova maneira de se relacionar com contratos. Por meio da plataforma, o usuário pode ter até 85% de otimização de tempo na tramitação de contratos. Entre os resultados do uso integral do software está a diminuição de até 90% nos custos da tramitação tradicional de documentos e permite que contratos que antes demoravam 7 dias sejam firmados em até 24 horas. 

Atualmente, empresas e pessoas que utilizam contratos para formalizar transações financeiras enfrentam desafios de tempo e custos, devido a processos manuais e retrógrados como a impressão em papel, por exemplo. Segundo uma pesquisa feita pela PwC, gestores perdem cerca de um mês por ano procurando informações, devido à desorganização de arquivos físicos, como caixas de contratos fora de ordem, aditamentos e cópias de notas fiscais espalhadas pela empresa. 

Por outro lado, existem aqueles que já utilizam meios digitais para tornar o processo de assinatura mais ágil e moderno. Mesmo assim, assinar contratos eletronicamente ainda é um serviço pago, gerando mais custos, sem reduzir de fato o tempo de tramitação dos documentos. Com a chegada da assinaturagratis.com, o investimento poderá ser revertido a outras prioridades ou até mesmo na gestão digital dos contratos.

Como funciona a ferramenta? 

Ao entrar no site, qualquer pessoa que tenha um e-mail ativo poderá carregar o arquivo desejado e, em seguida, preencher com o nome e e-mail de si próprio e dos participantes do contrato. Depois disso, os participantes recebem um convite de assinatura por e-mail, onde poderão clicar no link de redirecionamento ao contrato digitalizado. Nessa tela, será possível visualizar todos os participantes do contrato, as assinaturas já feitas, além do histórico de vida do documento, desde o momento em que ele foi carregado no site. 

Para formalizar a assinatura, basta clicar em “Assinar Documento”. Em seguida, o participante receberá uma confirmação com um link para visualização do documento, onde o download poderá ser feito. O contrato fica disponível para acesso por 30 dias. Os carimbos de assinatura, com data e hora de registro, assim como a hash de segurança – um código que pode ser comparado à autenticação de contratos em cartório – são inseridos ao contrato em uma página adicional. 

Com o novo produto qualquer arquivo de contrato, declaração, termos, procurações, autorização de imagem, entre outros nos formatos PDF, DOC ou DOCX e que tenham até 5 MB, podem ser carregados no site e enviados ao e-mail dos participantes e testemunhas. Além disso, os usuários contarão com um visual intuitivo e fácil de usar, tornando a experiência de uso mais rápida e livre de tutoriais.


Sobre a Contraktor 

Fundada em 2016, pelos advogados Henrique Flôres e Bruno Doneda, a Contraktor é uma startup que veio para desburocratizar o ciclo de vida dos contratos de toda a espécie. Por meio da plataforma SaaS, clientes dos mais variados setores conseguem criar contratos do zero, utilizar modelos pré-criados, inserir dados dos participantes automaticamente, enviar para a assinatura – sendo ela digital ou eletrônica – e acompanhar toda a vigência do documento, com alertas de monitoramento de prazos, entre outros indicadores. 

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