Responsabilidade social na prática: a importância das marcas frente a iniciativas de impacto social.

Tempo de leitura: 3 minutos


O boom de iniciativas solidárias de diversas marcas indicam o crescimento da cultura de doação no Brasil, ainda que neste momento estejam concentradas na pandemia. 

Enquanto diversas marcas abraçam causas e comunicam suas ações, outras ainda têm medo da exposição ou não sabem como posicionar sua marca de maneira empática e responsável.

O que os consumidores esperam das marcas?

Um recente estudo publicado pelo Kantar, avaliou o sentimento global dos consumidores em relação ao Covid-19 e observou que 77% dos consumidores esperam que as marcas sejam úteis neste momento. Isso significa que os consumidores acreditam que as empresas podem ser parte da solução, ajudando as pessoas a passar por essa crise.

Mais do que nunca é fundamental que as empresas, independente do tamanho, se posicionem de maneira responsável e empática, desempenhando o papel de promotor de mudanças positivas na sociedade. O segredo do sucesso deste movimento é ser exemplo para outras marcas e criar para engajar e impactar o maior número de pessoas possível!

Uma iniciativa que vem sendo adotada por muitas marcas é a doação de uma porcentagem de cada venda para projetos de impacto social! O mais legal dessas ações é que o cliente se sente parte da ação e o volume de doações é proporcional ao volume de vendas. Para facilitar esse processo de doações corporativas para projetos de impacto social, o Polen tem soluções para que empresas possam apoiar causas sociais com transparência e sem burocracias! Além de ser uma excelente ferramenta para engajar e fidelizar clientes fortalecendo a conexão emocional entre sua marca e o público. Veja como funciona:

Transparência é a resposta

Ao adotar um discurso de marca responsável, deixe a  informação clara para o público. Por exemplo: Se sua marca se posiciona como vendedora de produtos orgânicos, deixe claro quem são seus fornecedores pois o consumidor que é engajado e defensor deste segmento, com certeza vai buscar informação para saber se aquilo que você entrega, está de acordo com seu discurso de marketing. Pensando nisso, reavalie seu posicionamento, converse com pessoas de fora e avalie a experiência de compra em sua página periodicamente. Sempre haverá algo para melhorar ou esclarecer para estar mais alinhado com este novo comportamento do consumidor. 

A responsabilidade social não é sazonal

Ser constante é um ponto-chave para o sucesso das estratégias de marketing de causa e das ações de responsabilidade social corporativa.

Um grande exemplo são empresas que se posicionam de forma solidária apenas em datas sazonais como o Natal, Outubro Rosa ou agora durante a pandemia, por exemplo. No entanto, os consumidores podem ver este tipo de ação como um oportunismo para vender mais e não um apoio de forma genuína. 

Havendo coerência entre o discurso e as ações da marca, não há motivos para ter medo de mostrar ao público suas ações de responsabilidade social, desde que seja um apoio genuíno, e por fim acaba trazendo grandes benefícios à marca.

Implementar ações de responsabilidade social em sua empresa, exige alguns cuidados. Aqui vão algumas dicas para ter sucesso no engajamento com seu público:

  • O cuidado e proteção dos funcionários deve vir em primeiro lugar;
  • O apoio da empresa deve ser genuíno e fazer parte do DNA da empresa, promova uma campanha de conscientização dos colaboradores. Isso ajuda que eles se tornem embaixadores da campanha e sintam-se orgulhosos em fazer parte desta ação.
  • Use seus canais de comunicação para mostrar aos seus clientes o que sua marca tem feito e peça ajuda na colaboração. Isso faz da sua marca uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. 
  • Ao escolher instituições para apoiar, tenha certeza de que são projetos sérios e que a doação será realmente usada para atender as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade! 
  • Demonstre os cuidados que está tendo com os produtos que envia ao seu cliente, escreva um bilhete e anexe a suas entregas que está dando apoio a seus funcionários e fornecedores, além de cuidar da higienização das embalagens.

Quer saber mais sobre este assunto? Baixe agora o eBook grátis: Como implementar a responsabilidade social nas empresas.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *