Medo de fazer a diferença? Saiba o que sua marca perde ao ignorar o apoio a causas sociais

Tempo de Leitura: 4 minutos

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Autor: Fernanda Mello


A maneira como as pessoas compram produtos e consomem serviços está mudando e tem sido desafiador para as marcas, posicionar-se diante de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes. Mais do que vender, marcas tem o poder de impulsionar mudanças sociais, sejam essas positivas ou negativas. Como a sua empresa está agindo perante essas mudanças?

Vamos lá, talvez você já tenha até tentado tirar do papel aquele projeto espetacular de responsabilidade social para a sua empresa, mas acabou deixando para depois quando viu que era um processo burocrático, que demandava tempo e nem trazia tanto retorno assim. Mas o que é retorno quando se pensa a longo prazo?

Ainda são poucas as marcas que se preocupam em criar uma cultura de relacionamento com clientes, afinal como pensar em estratégias que darão retorno a longo prazo se o dia a dia exige foco para atrair mais clientes, vender mais, entregar no prazo e bater metas? 

O que falta, é perceber que um cliente satisfeito volta para comprar, mas um cliente que vira fã, se torna embaixador da marca – fala bem, recomenda para os amigos e tem orgulho de comprar desta marca.

A estratégia focada em transformar clientes em embaixadores da marca é conhecida por Marketing de Defensores, que busca identificar os melhores clientes e transformá-los em Defensores da sua marca.
Essas pessoas estarão, genuinamente, recomendando sua marca e se envolvendo com ações e campanhas construídas por você, o que ajuda na disseminação da mensagem e na melhora da percepção pública da sua empresa.

E o que o apoio à causas tem a ver com tudo isso? 

Um recente estudo feito pela Do Something Strategic mostrou que os consumidores jovens têm sede por fazer a diferença e toda essa movimentação tem feito empresas repensarem suas estratégias de engajamento com clientes, que já não se limitam a campanhas pontuais mas sim em criar um significado de longo prazo. Como a sua empresa se conecta com o coração do consumidor? 

Engajar sua marca com uma causa significa mais do que se importar. É mobilizar uma comunidade para a construção de uma sociedade melhor. 

Aqui no Polen, temos a missão de conectar marcas e causas para conectar marcas e consumidores. Fazemos isso de um jeito simples, rápido e transparente. 

Na prática

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, por isso deixo aqui duas para te mostrar do que estou falando: 

Trago dois cases muito claros de engajamento. A primeira é um exemplo do e-commerce de perfumes Nuancie, que optou por destinar parte de suas vendas para 3 instituições de diferentes segmentos. O cliente é quem escolhe para onde a doação será destinada e não paga nada a mais por isso. Os resultados foram excelentes e recentemente a loja chegou a marca de 1 tonelada de rações doadas para a ONG Dogs Heaven

marketing de causas

A interação do público? 

Não somente os clientes da Nuancie, mas em geral existe uma tendência impossível de ser ignorada: cada vez mais os consumidores querem estar envolvidos com as marcas e interessados em fazer a diferença. 

Muito além de likes e comentários: 


O segundo exemplo é o da 99 que em fevereiro e abril deste ano realizou um projeto similar em Goiânia. Que além de gerar conexão com os clientes através da landing page 99 Causas, também gerou resultados fantásticos! 

É certo que fortalecer a conexão entre marcas e clientes não é algo que acontece da noite para o dia e envolve uma série de outras estratégias. O primeiro ponto é estar consciente das novas tendências de consumo e procurar práticas que façam sentido para sua marca e seu cliente. 

Quer gerar impacto positivo com o seu negócio de um jeito simples? Vamos conversar!

 

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