Integrador de Marketplace: Como ele te ajuda a vender mais?

Integrador de Marketplace: Como ele te ajuda a vender mais?

Existem diversos caminhos para começar vender online: Alguns vendedores optam por usar redes sociais como instagram e facebook, outros optam por construir seu próprio e-commerce, mas um caminho bem prático e popular é vender produtos em marketplaces.

Usar grandes marcas do e-commerce como uma vitrine para os seus produtos é a forma mais rápida e fácil de aumentar suas vendas online. Grandes marcas como Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia já possibilitam a venda de produtos dentro dos seus sites!

Porém, é importante lembrar que: com o aumento dos seus canais de venda, vem um aumento no número de locais que você precisa administrar para monitorar essas vendas. 

Um integrador de marketplaces ajuda justamente nesse sentido, ele facilita a replicação de anúncios, faz o controle do seu estoque e automatiza a sua operação, tudo isso de forma unificada entre todos os seus marketplaces.

Veja como um integrador pode te ajudar nas diversas fases da sua jornada de venda:

Gerencie seus anúncios

Integradores permitem que você cadastre um produto dentro do sistema e, a partir dele, crie quantos anúncios você precisar. Tendo a possibilidade de replicação dentro de um mesmo canal de venda ou entre diversos marketplaces

E a melhor parte é que se você trabalhar com uma loja online compatível com o seu integrador, fica ainda mais fácil importar os seus anúncios e replicá-los nos principais canais de venda!

Controle seu estoque

Quando você começa a vender em outros canais além do seu e-commerce, vem uma questão importante: o estoque da sua operação deve estar sincronizado entre todos esses canais.

Com o cadastro de produtos dentro do integrador, a contagem do estoque é baseado no produto em si, não nos diversos anúncios associados a ele. Ajudando não só o controle da reputação do vendedor, mas também um controle logístico muito maior da operação.

Facilite a sua expedição

Postar os seus produtos também pode ser um problema quando você trabalha com multi contas ou em mais de um marketplace.

É fácil você se perder com tantas origens e tantos arquivos para impressão, além de ser uma atividade que ocupa seu tempo.

Nesse caso, a lógica de um único produto estar associado em diversos anúncios, também é prática. Com essa organização, é possível realizar atividades mais facilmente como:

Tudo isso em um único arquivo com todos os seus produtos vendidos de forma integrada com o estoque.

Ou seja: você pode chegar na sua operação Segunda-feira de manhã, emitir todas as notas fiscais e etiquetas de todas as suas vendas do final de semana e já iniciar a sua operação para enviar seus produtos. Tudo isso com poucos cliques e em um único sistema.

Gere relatórios

É comum que vendedores foquem apenas em duas informações: se as vendas estão aumentando ou caindo. De fato, são esses dados que realmente importam para uma operação, mas outra questão importante é entender quais fatores afetam as suas vendas.

Por exemplo: qual o aumento das suas vendas durante a Black Friday? Qual o seu faturamento em cada marketplace? Uma mudança na estratégia de preço impactou suas vendas?

A verdade é que não adianta implementar mudanças na sua estratégia de vendas se você não está atento ao resultado delas.

É justamente por isso que integradores contam com a possibilidade de emitir relatórios, tanto para aspectos financeiros quanto para aspectos mais técnicos da sua operação, como:

  • Respostas de perguntas por operador,
  • Relatórios de pedidos pelo status de entrega
  • Pedidos cancelados.

Qual é o melhor integrador?

Ao longo desse texto passamos por explicações sobre como um integrador pode ajudar a sua operação de vendas, sendo elas:

  • Com um integrador é possível criar e gerenciar anúncios rapidamente
  • Controlar o seu estoque em diversos canais de venda ao mesmo tempo.
  • Já que todas as suas vendas estão vinculadas em um único sistema, você pode emitir todas as notas e etiquetas de uma única vez.
  •  Com essa unificação, é possível gerar relatórios que refletem a realidade das suas vendas, te dando mais informação sobre o seu negócio.

Sabendo de tudo que um integrador de marketplaces pode fazer para otimizar a sua operação de vendas multicanal, a próxima questão é: Qual o melhor?

Bom, a resposta curta é: depende. O mercado conta com diversas opções, você precisa analisar quais são as suas principais demandas e quanto você está disposto a gastar por um sistema.

Sobre o autor: Vitor Pellanda é o coordenador de conteúdo do Ideris, um integrador de marketplaces que vem se destacando no mercado por sua visão inovadora na experiência do usuário e qualidade de sistema.

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