Sem dúvida alguma quando falamos em varejo online uma das grandes marcas é a Amazon. A empresa de Seattle fundada em 1994, é sinônimo de inovação desde sua criação, principalmente pela busca constante em tecnologia aliada ao aprimoramento da experiência do usuário, buscando atender as demandas e vontades do público.
A AmazonSmile é uma iniciativa da Amazon que une a grandeza do e-commerce com uma importante demanda dos consumidores: a preocupação com as consequências do consumo para a sociedade e o desejo de gerar mais impacto positivo no mundo.
Como funciona a AmazonSmile?
A AmazonSmile é uma loja virtual com o mesmo design, produtos e navegabilidade da Amazon.com, porém com um aspecto diferente: Ao se cadastrar no AmazonSmile, o cliente escolhe uma organização sem fins lucrativos (ONGs e OSCIP, apenas atuantes nos EUA), entre diversas causas (proteção animal, assistência social, saúde e mais) para ajudar com suas compras no site. A partir disso, qualquer compra no AmazonSmile garante 0,5% do valor do produto doado para aquela instituição.
E o melhor, essa mecânica não aumentar o custo dos produtos para o consumidores, toda a doação é de responsabilidade da Amazon. As ONGs também não pagam nada para participar do AmazonSmile.
Qual o ganho da AmazonSmile?
Essa iniciativa da Amazon atende a preocupação social dos consumidores, trazendo mais propósito e melhorando a experiência de compra de cada visitante. O grande acerto é fazer isso individualmente, gerando no comprador o sentimento de responsabilidade pela doação e seu impacto positivo para o mundo, mas sem a necessidade de fazer isso com seu próprio dinheiro ou mudar sua rotina, facilitando o processo e incluindo a “obrigação” de comprar para doar no processo.
A AmazonSmile também mostra para outras marcas que o impacto social pode ser mais do que apenas um aspecto de marketing e RP, mas algo que pode fazer parte do processo e da jornada do cliente, ganhando valor como algo presente na essencia da marca.
Como consequência de tudo isso, a AmazonSmile valoriza a marca da Amazon na visão do consumidor, aproximando-a de causas sociais e ganhando até mesmo divulgação por parte de instituições com muita credibilidade. E claro, por envolver a doação na jornada de compra, a Amazon aumenta resultados como a conversão de venda e o ticket médio, além de diminuir o abandono de carinho, já que ele significa o abandono de uma doação. O resultado final é um aumento de vendas, lucro e valor de marca.
E no Brasil?
Não existe qualquer previsão que a AmazonSmile venha para o Brasil, visto que as operações e inovações da marca são centralizadas nos EUA. Mesmo assim, o anseio de mercado por marcas que gerem um impacto social positivo cresce no Brasil em ritmo forte e deve se tornar uma demanda importante no varejo online e offline.
Buscando atender essa tendência, o Polen criou especialmente para e-commerces uma estratégia de vendas que possibilita a inclusão da doação na jornada de compra do cliente, gerando impacto social para qualquer loja virtual independente de seu tamanho ou volume de vendas. Acesse e conheça mais da nossa solução aqui.
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