Abandono de carrinho de compra: como combater?

Diminuir o Abandono de Carrinho de compra no E-commerce

O abandono de carrinho de compra é um dos grandes problemas do e-commerce. De forma simples, um abandono de carrinho acontece toda vez que um consumidor acessa a loja virtual, seleciona um produto, coloca no carrinho e acaba desistindo de adquirir o produto. Ou seja, abandonando o carrinho de compra.

Quais as causas do abandono de carrinho de compra?

As principais causas do abandono de carrinho são os quesitos financeiros e técnicos. Muitas vezes o consumidor pode ser surpreendido negativamente por um preço mais caro que o anunciado ou mesmo um valor de frete muito alto, que torna a compra pouco atrativa. Também contam como motivos do abandono de carrinho de compra falhas no site (problemas de navegabilidade, links quebrados) ou dificuldades no cadastro e mesmo cadastros longos que cansam o consumidor. A jornada de compra do cliente deve ser fluida, sem surpresas negativas. Qualquer abalo pode gerar o abandono de carrinho de compra.

No mercado brasileiro

No mercado brasileiro, a taxa média de abandono de carrinho de compra é de 82%, segundo o estudo E-commerce Radar. Os números variam conforme o segmento de atuação. Eletroeletrônicos tem taxas de apenas 67%, enquanto tabacaria apresenta 94% de abandono de carrinho. Outro segmento com taxas baixas é de materiais para construção, de apenas 73%.

Como diminuir o abandono de carrinho de compra

As causas do abandono de carrinho de compra são o fator chave para entender como diminuir o percentual no e-commerce. Obviamente o número não chega a ser zero, mas quanto menor, melhor para a loja virtual, já que isso significa mais conversão e receita.

Cadastro simples

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Não canse o consumidor com longos cadastros

O cadastro para comprar em um e-commerce é um item de controle do lojista, mas um longo e complicado cadastro também é um motivo de abandono de carrinho. Quanto mais simples e fácil for o cadastro, menor é o abandono.

Ninguém quer preencher longas fichas para adquirir um produto, então foque no essencial, evite campos inúteis de cadastro. A navegação na página deve ser simples e intuitiva, deixando claro onde o consumidor deve clicar para seguir adiante e comprar.

Uma dica para combater longos cadastros é dividir em etapas. Parece mais simples preencher três etapas com três passos cada, que uma etapa com nove passos. O resultado é o mesmo, mas faz diferença na experiência e percepção do consumidor.

Formas de pagamento

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Quanto mais formas de pagamento, menor o abandono de carrinho de compra

Oferecer diversas opções de pagamento é importante para diminuir o abandono de carrinho de compra. Imagine que o consumidor entra em uma loja para comprar uma camisa, escolhe o modelo que gosta e vai até o caixa para pagamento. Chegando lá, o atendendo informa que a loja não aceita cartão, apenas dinheiro. E o consumidor só está com o cartão de crédito. É mais provável que ele fique frustrado e desista da compra. Dificilmente ele iria até um caixa eletrônico sacar o dinheiro.

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O mesmo raciocínio serve para o e-commerce. Ofereça um amplo leque de pagamento com opções diversas, para todo tipo de consumidor. Esse é um importante fator para reduzir o abandono de carrinho de compra.

Frete com preços e prazos atraentes

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O equilíbrio entre prazo e preço é essencial para diminuir o abandono de carrinho de compra

Fretes caros são um grande motivo de abandono de carrinho de compra. Oferecer um frete atraente é difícil, mas opções de entrega com preços e prazos diferentes dão escolhas ao consumidor, tanto para quem quer pagar menos e quanto para quem tem presa de receber o produto.

Outra prática que deve ser evitada é cobrar o frete acima para compensar alguma defasagem no valor do produto. Além de aumentar o abandono de carrinho de compra, ainda desvaloriza a marca do e-commerce e afasta o consumidor da loja, criando a ideia de que a loja tem uma política de frete abusiva.

Trabalhe o remarketing

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Trabalhe e-mails de remarketing com sabedoria

Caso seu e-commerce não trabalhe com remarketing, você está perdendo dinheiro! Uma ótima estratégia para diminuir o problema do abandono de carrinho de compra é trabalhar campanhas que incentivem o cliente a retornar e finalizar o carrinho que ficou para trás.

Condições vantajosas como descontos ou parcelamentos diferenciados são ótimos atrativos. Um dos melhores meios de fazer isso é por e-mail marketing, então não deixe de captar o e-mail do consumidor assim que possível e incentive a usar esse meio de comunicação com o seu e-commerce.

Crie engajamento no carrinho

O carrinho de compra é naturalmente um momento de tensão para o consumidor. Ele vê prazos, valores e tem preocupações que vão da credibilidade do e-commerce até o cumprimento do tempo de entrega. Tudo isso causa abandono de carrinho de compra, mas é possível reverter isso gerando engajamento.

Uma ótima opção é incluir propósito no carrinho. O e-commerce Meu Game Usado é um exemplo disso. O abandono de carrinho de compra diminuiu em 34,2% apenas incluindo a opção do consumidor escolher uma entre três causas para receber uma doação. Essa mecânica gera um apego emocional do consumidor, com um motivo a mais para finalizar a compra. Entenda outras vantagens desse tipo de ação:

Diminua o abandono de carrinho de compra com propósito

Toda a gestão de propósito no carrinho do e-commerce Meu Game Usado é gerenciado pelo Polen. De ponta a ponta, ajudamos na integração da ferramenta no carrinho, resultados alcançados e até o material de impacto social positivo, que pode ser usado no marketing da loja.

A solução do Polen é adaptável a qualquer e-commerce e pode ser experimentada de graça! Faça um teste grátis e diminua o abandono do carrinho de compra com propósito:

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