5 erros do Marketing Digital no e-commerce

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A falta que faz o planejamento, as metas, o acompanhamento, a otimização e a continuidade.

Erros do Marketing Digital no e-commerce são descuidos como falta de planejamento, metas e acompanhamento, os quais podem fazer a sua empresa deixar de ganhar (ou perder) muito dinheiro. Por isso é importante saber quais são os principais erros e evitá-los.

Antes porém de listar os erros de Marketing mais comuns é necessário mencionar que os problemas nessa área começam antes da criação das campanhas. O primeiro dos enganos é escolher uma plataforma de e-commerce inadequada, como abordaremos em seguida.

Preparando o terreno para o Marketing Digital no e-commerce

No comércio eletrônico há empresas de todos os tamanhos. Existem os MEIs que faturam até R$ 81 mil por ano; as Médias Empresas (ME) com R$ 360 mil anuais; as Empresas de Pequeno Porte (EPP) com R$ 4,8 milhões; e, por fim, as Empresas que não têm limite de faturamento. Qual plataforma e-commerce escolher em cada caso?

Há plataformas e-commerce como a Loja Integrada, que é mais voltada para as empresas que faturam como os MEIs, por exemplo. E há também as plataformas como a VTEX, que são ideais para quem fatura ou pretende faturar mais de R$ 70 mil mensais.

Por isso, se você é MEI, talvez não seja uma boa ideia usar uma plataforma robusta no início. E se você é EPP, então não faz sentido fazer uso de uma plataforma que é indicada para pequenos empreendedores. Capiti?

Ademais, além de escolher a plataforma correta, é importante que você invista em um bom serviço de desenvolvimento de e-commerce, o qual lhe possibilite criar uma loja virtual com Design 100% original para fins de diferenciação da concorrência.

Agora sim! Uma vez que sua loja online esteja implementada na plataforma de comércio eletrônico correta, passe a pensar no Marketing Digital. E neste processo, evite os erros mais comuns de divulgação, o que é o assunto do próximo tópico.

5 erros do Marketing Digital no e-commerce

Agora, você conhecerá 5 erros do Marketing Digital no e-commerce que devem ser evitados e as informações que poderão lhe ajudar na correção dos mesmos. Confira!

01 – Falta de planejamento:

Antes de começar a divulgar sua loja virtual construída em uma plataforma e-commerce adequada, é necessário criar um Plano de Marketing e Mídia. Isso lhe ajudará a pensar estratégias de divulgação de longo prazo, ou seja, para o ano inteiro.

Além disso, o Plano de Marketing e Mídia possibilita que você descreva um sumário executivo, defina seu público-alvo, delineie as personas, analise o ambiente de negócios, trabalhe com o impacto social e muito mais, antes de começar a divulgar.

Esse tipo de plano geralmente contempla três fases. O planejamento, a implantação e o controle. Enfim, o Sebrae conta com uma cartilha de Plano de Marketing, a qual recomendamos que você acesse, leia e siga para criar o seu planejamento.

02 – Falta de metas:

Planejar não é o bastante. É preciso definir metas de vendas no e-commerce porque só assim você saberá o quanto deverá investir em Marketing e como será o seu esforço de divulgação. Programe, então, quanto pretende vender por ano, mês, semana e por dia.

Digamos que possua uma loja virtual de tênis esportivos e queira vender 2 tênis por dia. Ou seja, serão 14 tênis por semana, 56 por mês e 720 por ano. Aí fica mais fácil descobrir quanto será o seu orçamento de Marketing em cada período.

Por exemplo, se a cada 100 visitantes da sua loja virtual só 1 compra, então você precisará de 200 visitantes por dia para vender 2 tênis. Daí é só descobrir quanto gastará com Marketing na obtenção desses 200 visitantes diários para saber qual será seu orçamento.

03 – Falta de acompanhamento:

Campanhas de SEO, links patrocinados para e-commerce, comparadores de preços e outros recursos de Marketing Digital requerem acompanhamento constante. Você precisa ficar de olho em variadas métricas, o que lhe permitirá obter insights para fazer melhorias.

Acompanhe, por exemplo, métricas como o Número de Visitas Únicas, a Taxa de Conversão de Leads, o Custo por Lead, a Taxa de Conversão de Vendas, o Ticket Médio, o Custo de Aquisição por Cliente, o Custo por Clique, o Bounce Rate e o Retorno do Investimento.

Use, para isso, softwares analíticos como o Google Analytics, o SEMrush e o Ubersuggest, entre outros, além de ERP e CRM. Desse modo, você saberá exatamente onde fazer melhorias que lhe ajudarão a fazer mais vendas com menos custos de divulgação.

04 – Falta de otimização:

Com base nas informações de acompanhamento provenientes das métricas de Marketing Digital, você e sua equipe deverão decidir quais providências tomar para otimizar os resultados de divulgação e também a performance de vendas.

Quando mencionamos “otimizar”, nós queremos dizer que você deve intervir nas campanhas de modo que o mesmo investimento possa gerar melhores resultados em todos os aspectos. Use testes A/B, descarte o que for ruim e insista nas campanhas que dão melhores resultados.

Exemplificando, se a sua Taxa de Conversão for 1%, logo você deverá fazer com que ela suba para 2%, 3%, 4% utilizando o mesmo orçamento ou algo aproximado. O mesmo vale para as demais métricas.

05 – Falta de continuidade:

Este é um dos erros do Marketing Digital mais fatais para uma empresa e-commerce. O empresário planeja todo um ano de divulgação, executa o plano, mas de súbito para de divulgar porque acha que não precisa mais fazer isso.

Não é raro, por exemplo, que durante as crises econômicas as empresas precisem cortar custos e os empresários despreparados cortem o orçamento de Marketing por acharem que isso não fará muita diferença.

Todavia, ao parar de divulgar, a empresa e-commerce perde espaço na mente e no coração dos consumidores para as empresas concorrentes que continuaram anunciando. Portanto, se tiver que cortar investimentos, que não seja o investimento em Marketing.

Como melhorar continuamente o seu Marketing Digital?

“Prometo atualizar”, teria dito Bill Gates na década de 1980 acerca do Windows. Estamos no anos 2020 e este software continua sendo atualizado. Pois aí está o segredo. Para melhorar continuamente você precisa otimizar coisas todos os dias.

Invista, portanto, em uma filosofia de melhoria contínua na sua empresa. Inclua essa filosofia nos valores corporativos. Assim, ela será transmitida via Endomarketing para todos os funcionários e setores, incluindo para os de Marketing Digital.


Conteúdo produzido pela equipe da Agência E-Plus para o Polen.

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